sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quentão

Receita típica desta época de festas juninas que aquece o friozinho deste outono/inverno, o quentão é feito com frutas e especiarias e claro uma boa pinga. Tradicionalmente feito com açúcar, fiz uma pequena alteração para que nós diabéticos possamos aproveitar essa iguaria, claro que com cuidado pois a pinga, por ser feita com cana de açúcar, por si só já traz uma carga alta de glicose. No lugar do açúcar usei frutose que é açúcar de frutas que pode ser levado ao fogo para fazer calda. Importante - não usem outro tipo de adoçante como Tal e Qual, pois eles não podem ser derretidos como o açúcar e a frutose. Cuidando da questão glicose, é possível curtir essa delícia.
Quentão

Rendimento 01 litro

Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de frutose
1 1/2 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de gengibre cortado em fatias finas
03 limões cortados em rodelas
04 xícaras (chá) de pinga de boa qualidade
03 cravos da índia
02 pedaços pequenas de canela em pau

Modo de Fazer
Aquecer a frutose em fogo alto mexendo até caramelizar. 

Juntar a água, o gengibre, os limões, o cravo e a canela mexendo até dissolver a frutose.



Juntar a pinga, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misturar e deixar ferver em fogo baixo por 03 minutos.


Servir em caneca de barro ou louça pois as canecas de metal tiram um pouco o sabor do quentão.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Queijo Cottage com Especiarias

O Cottage é um queijo com poucas calorias e sabor suave que fica entre o queijo branco e a ricota, indicado para dietas. Hoje resolvi misturar o cottage com algumas especiarias e fazer um patezinho que ficou delicioso que pode ser servido no pão fresco, torrada, bolachinhas, etc.
Queijo Cottage com Especiarias

Rendimento 01 porção

Ingredientes
03 colheres (sopa) de queijo cottage
01 pitada de noz moscada ralada na hora
01 pitada de gengibre fresco ralado na hora
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
01 fio de azeite de oliva extra virgem

Modo de Fazer
Na travessa de servir colocar o queijo, juntar a noz moscada, o gengibre, a pimenta do reino e o sal. Mexer um pouco e juntar o fio de azeite de oliva. Servir em seguida.








Couve Mineira

Couve é uma verdura maravilhosa pois além de deliciosa é muito saudável, como dizem - alimento funcional. Ela pode se usada em refogados, saladas, sopas e também em sucos.
Prato tradicional da cozinha mineira e acompanhamento básico em várias refeições tem seu preparo muito rápido pois cozinha com facilidade. Por isso nunca adicione água ao cozimento e deve ser o último prato preparado na refeição.
Como a couve diminui a metade depois de refogada é preciso tomar cuidado ao fazer o cálculo de quantidade e não se impressionar como o volume dela na panela logo no início do preparo.
Hoje trago uma receitinha de couve preparada a moda mineira.
Couve Mineira

Rendimentos 06 porções
Ingredientes
01 maço de couve manteiga cortada bem fina
1/4 xícara (chá) de toucinho em pedaços bem pequenos
1/2 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 cebola picada
01 dente de alho fatiado 
1/2 pimenta de moça picada
sal a goto

Modo de Fazer
Numa frigideira ou panela grandes esquentar o óleo, colocar o toucinho e fritar bem. Juntar a cebola fritando até ficar morena, juntar o alho e a pimenta mexendo tudo. Colocar a couve mexendo bem para pegar o temper, colocar sal. Refogar até secar e servir em seguida.









terça-feira, 26 de junho de 2012

Bucho Refogado

Este é um prato delicioso, mas que poucos sabem aproveitar. Considero que seja por puro preconceito contra os miudos como figado, rins, bucho, etc. Outras pessoas argumentam que o cheiro durante a fervura é muito forte. Nesta receitinha que trouxe hoje, esse problema é completamente resolvido.
O bucho sempre deve ser comprado em açougues ou bancas de feira de confiança, eu só compro na banca de frango da feira próxima de casa, pois sei que é fresquinho e muito bem limpo, mesmo assim, sempre dou uma olhada pra ver se não sobrou nenhuma gordurinha que deve ser retirada. O bucho deve estar bem branquinho e firme. Só lembrando que eu a-do-ro esse prato, é bom demais da conta!!!
Bucho Refogado

Rendimento 04 porções

Ingredientes
1/2 kilo de bucho picado e limpo
suco de 1/2 limão
01 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
02 colheres (sopa) de extrato de tomate
1,5 litro de água fervente
02 colheres (sopa) de cheiro verde picado
queijo ralado a gosto

Modo de Fazer
Um dia antes da preparação colocar o bucho de molho em água com um pouco do suco de limão, trocando a água umas duas ou três vezes antes de levar para refogar, com isso o bucho não terá cheiro durante a fervura.
Ferver a água. Escorrer bem o bucho e reservar.

Numa panela de pressão colocar o óleo e fritar a cebola e o alho.


Colocar o bucho, refogar um pouco, juntar o extrato de tomate, mexer bem.

Despejar água fervendo até ultrapassar um pouco o bucho (mais ou menos 2 dedos acima). Colcoar o sal, mexer, provar e corrigir o sal, se necessário. Tampar e cozinhar por aproximadamente 30 minutos contados a partir do momento em que levantar a fervura.


Abrir a panela com cuidado, estando cozido, voltar ao fogo para o molho apurar. Colocar o cheiro verde picado. Passar para uma travessar e espalhar o queijo ralado. Servir em seguida.




segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sopa de Músculo com Legumes

Esta é uma sopinha tradicional. Bem forte, boa para levantar o ânimo e para aquela gripe chata que aparece com frequência nessa época do ano.
Considerada carne de 2ª, o músculo é ótimo para sopa, além de outros pratos, pois cozinha rápido e fica bem macio, desmanchando na boca. Quanto aos legumes e verduras, é só abrir a geladeira e ver o que tem lá, aproveitando tudo, já coloquei até alface em sopa. Se sobrar não se preocupe pois é só congelar e tomar num outro dia.
Sopa de Músculo e Legumes

Rendimento 06 porções

Ingredientes
250gr. de músculo bovino
01 litro de água fervente
01 cenoura fatiada
01 batata baroa ou mandioquinha fatiada
flores de brócolis
flores de couve-flor
03 folhas de repolho cortadas em tiras
03 folhas de acelga cortadas em tiras
03 pimentas cambuci limpas e cortadas ao meio
01 cebola em fatias grossas
01 dente de alho em fatias grossas
01 colher (sopa) de óleo de canola
01 colher (chá) de gengibre fresco ralado na hora
pimenta do reino ralada na hora a gosto
sal marinho a gosto
01 fatia grossa de queijo branco cortada em cubos- opcional

Modo de Fazer
Limpar e cortar o músculo em pedaços médios.


Numa panela de pressão esquentar o óleo, fritar a cebola e o alho. Juntar o músculo mexendo para selar de todos os lados. Juntar a água fervente até aproximadamente 03 dedos acima da carne. Fechar a panela e cozinhar por 30 minutos em fogo médio a partir da fervura.




Abrir a panela com cuidado colocar a cenoura, a madioquinha, o brocolis, a couve-flor, o repolho e a acelga. Mexer bem, juntar mais água fervente se necessário. Levar a pressão por 15 minutos.


Abrir a panela com cuidado, juntar a pimenta cambuci, o gengibre, a pimenta do reino e o sal. Provar e corrigir o sal se necessário. Cozinhar mais um pouco fora da pressão.



Na hora de servir, pode-se colocar cubos de queijo branco no recipiente. Servir quente.