segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bolo da Mãe

Bom dia queridos, estou de volta depois de dois dias corridos e divertidos!!!!
Hoje trago um bolo que acompanhou minha infância, adolescência e parte da fase adulta. Todo sábado, logo após o almoço, minha mãe, D. Nair fazia esse bolo lá em casa e assim que saia do forno eu pegava um pedaço quentinho, saindo fumaça.
Quando saí de casa levei comigo a receita e continuei a fazê-lo nos finais de semana, já que era uma forma de matar a saudade de casa, mas quando me descobri diabética parei de fazer e durante esses anos sempre me assaltava uma vontade doida do bolo.
Iniciado o blog, comecei a pensar em receitas e adaptações e reencontrei a receita do bolo, perdida em um caderno de receitas antigo, vi que não seria difícil adaptá-lo para diet e trago aqui o resultado.
Para quem não é do clube dos diabéticos, é só trocar o adoçante em pó por açucar, na mesma medida.
Aproveitem no lanche da tarde bem quentinho..... é demais!!!!






Bolo da Mãe

Ingredientes
03 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de leite - temperatura ambiente
03 xícaras (chá) de adoçante para forno e fogão
01 tablete de margarina - temperatura ambiente
04 ovos
01 colher (sopa) de fermento em pó
01 xícara (chá) de queijo ralado

Modo de fazer
Bater na batedeira os ovos, o adoçante e a margarina, juntar o leite e bater. Ir juntando aos poucos a farinha e o queijo ralado batendo sempre. Tirar da batedeira, juntar o fermento e mexer bem.
Despejar a massa numa forma com buraco no meio untada e enfarinhada. Levar ao forno médio (220º) pré aquecido por 30 minutos ou até que esteja crescido e corado. Espetar com o palito de dente, se sair limpo, o bolo está pronto

DICA- Nunca abra o forno antes do bolo ter crescido, ou dos 30 minutos indicados, pois o bolo pode solar (ficar murcho e mal cozido por dentro). Se quiser saber como está indo a preparação acenda a luz interna do forno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário