quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Shitake e Shimeji na manteiga

Hoje me aventurei na culinária japonesa, a qual sempre achei um tanto misteriosa e difícil. Sempre me pareceu que fazer um prato japonês, por mais simples que seja, traz sempre um ritual, um respeito solene pelo alimento. Aliás esse deveria ser o mote de toda a culinária pois sua função é alimentar e trazer forças às pessoas, mas nós ocidentais temos uma outra relação com os alimentos que é quase pragmática - qual a forma mais saborosa de acabar com a fome que sentimos. A seriedade ritualística é trocada pela diversão e pelo prazer de cozinhar.  Assim juntando tudo isso numa mesma panela, trago uma receitinha bem simples, mas não menos saborosa e deliciosa. Ah, mais um detalhe, vocês vão reparar que nessa receita não se põe sal, a razão é que o molho shoyo já tem sal, não sendo necessário colocar mais.
Shitake e Shimeji na manteiga

Rendimento 04 porções

Ingredientes
03 colheres (sopa) manteiga ou margarina
1/2 xícara (chá) de molho shoyo
1/2 xícara (chá) de saquê 
200 gr. de shimeji
100 gr. de shitake
cebolinha a gosto (pode ser fresca ou congelada)

Modo de Fazer
Lave os cogumelos e a cebolinha. Corte o shitake em fatias finas, desprezando o caule e separe um pouco os buquês do shimeji, também desprezando a parte mais grossa da base dos caules. Reserve.

Numa frigideira funda, derreta a manteiga ou margarina, junte os cogumelos mexendo até dourar. Os cogumelos soltam água, por isso deixe ferver um pouco para secar.



Coloque metade do shoyo (1/4 de xícara) e mexa até ele ser absorvido pelos cogumelos.

Junte o restante do shoyo e o saquê. Deixe ferver por uns 2 minutos e junte a cebolinha picadinha. Servir quente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário