terça-feira, 19 de março de 2013

Nhoque

Mais um prato de infância que trago para dividir com vocês! Minha mãe fazia nhoque e sempre pedia nossa ajuda para ajudar a cortar ou colocar na água para cozinhar. Por isso para mim o nhoque é comida comunitária, quanto mais gente tiver para ajudar melhor. É ótimo juntar os amigos ou a família, um bom papo, uma bebidinha e o tempo passa que ninguém sente.
Para o nhoque é preciso uma batata que ao cozinhar fique sequinha, o melhor é comprar na feira, num fornecedor que saiba qual a melhor para indicar. Eu comprei uma batata que é boa também para fritar e não é lavada. É sujinha mas muito saborosa rsrsrs.
O melhor molho para acompanhar é o de tomates, aqui fiz um molho a bolonhesa, mas também fica ótimo ao sugo ou com calabresa. Ao gosto do freguês.
Nhoque

Rendimento 06 porções

Ingredientes
Molho
300 gr de carne moída
02 saches de molho de tomate (300gr cada)
01 colher (sopa) de óleo de canola
01 cebola pequena picada
01 dente de alho picado
01 folha de louro fresco
04 folhas de mangericão fresco picado
sal a gosto

Massa
01 k. de batata inglesa
01 ovo
01 tablete de margarina
200 gr. de queijo ralado (100 gr. para a massa e o restante para a montagem)
sal a gosto
farinha de trigo - o quanto baste.

Modo de Fazer
Molho
Numa panela esquente o óleo, frite a cebola e o alho. Junte a carne moída e o louro. Refogue bem.

Junte o molho de tomate, o orégano, o mangericão. Prove e coloque sal se necessário. Abaixe o fogo e deixe o molho apurar. Reserve.


Massa
Descasque, corte e cozinhe as batatas no vapor até que ao enfiar um garfo estejam macias.


Esprema as batatas usando um espremedor, colocando poucos pedaços de cada vez. Já use como base a travessa de preparação da massa.

Depois de todas as batatas espremidas juntar o ovo, a margarina, o sal e o queijo ralado.


Misture tudo e vá colocando a farinha de trigo até a massa ficar macia mas sem grudar nas mãos.


Polvilhe com farinha de trigo uma superfície para preparar o nhoque. Peque pequenas porções da massa e com as mãos faça um rolinho comprido.

Corte pedaços de aproximadamente 02 dedos e reserve num local também polvilhado. Para levar a cozinhar, coloque os pedaços numa forma polvilhada com farinha de trigo e por cima coloque um pouco mais de farinha de trigo.

Cozimento e Montagem
Numa forma refratária grande coloque um pouco do molho e espalhe um pouco do queijo ralado.

Numa panela tipo caldeirão ferva água e vá colocando aos poucos os pedaços cortados. Assim que os pedaços subirem estão cozidos. Retire um a um com a escumadeira e coloque na forma com molho. Essa operação é bem rápida, cuidado para não deixar cozinhar muito, para não ficar muito mole. Quando completar a forma cubra com um pouco de molho e queijo ralado. Repita o processo até cozinhar todo o nhoque.


Levar ao forno pré aquecido para gratinar. Servir quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário