terça-feira, 26 de junho de 2012

Bucho Refogado

Este é um prato delicioso, mas que poucos sabem aproveitar. Considero que seja por puro preconceito contra os miudos como figado, rins, bucho, etc. Outras pessoas argumentam que o cheiro durante a fervura é muito forte. Nesta receitinha que trouxe hoje, esse problema é completamente resolvido.
O bucho sempre deve ser comprado em açougues ou bancas de feira de confiança, eu só compro na banca de frango da feira próxima de casa, pois sei que é fresquinho e muito bem limpo, mesmo assim, sempre dou uma olhada pra ver se não sobrou nenhuma gordurinha que deve ser retirada. O bucho deve estar bem branquinho e firme. Só lembrando que eu a-do-ro esse prato, é bom demais da conta!!!
Bucho Refogado

Rendimento 04 porções

Ingredientes
1/2 kilo de bucho picado e limpo
suco de 1/2 limão
01 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
02 colheres (sopa) de extrato de tomate
1,5 litro de água fervente
02 colheres (sopa) de cheiro verde picado
queijo ralado a gosto

Modo de Fazer
Um dia antes da preparação colocar o bucho de molho em água com um pouco do suco de limão, trocando a água umas duas ou três vezes antes de levar para refogar, com isso o bucho não terá cheiro durante a fervura.
Ferver a água. Escorrer bem o bucho e reservar.

Numa panela de pressão colocar o óleo e fritar a cebola e o alho.


Colocar o bucho, refogar um pouco, juntar o extrato de tomate, mexer bem.

Despejar água fervendo até ultrapassar um pouco o bucho (mais ou menos 2 dedos acima). Colcoar o sal, mexer, provar e corrigir o sal, se necessário. Tampar e cozinhar por aproximadamente 30 minutos contados a partir do momento em que levantar a fervura.


Abrir a panela com cuidado, estando cozido, voltar ao fogo para o molho apurar. Colocar o cheiro verde picado. Passar para uma travessar e espalhar o queijo ralado. Servir em seguida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário