quarta-feira, 7 de março de 2012

Bolinho de Mandioca com Queijo

Este é um petisco que pode facilmente acompanhar uma refeição. Fiz o recheio com queijo branco, mas pode ser usada carne moída ou carne seca, ficam ótimos também. Apesar de fritos, eles ficam bem sequinhos e crocantes.
Bolinho de Mandioca com Queijo

Rendimento 25 bolinhos

Ingredientes
Bolinho
1/2 kilo de mandioca cozida 
01 ovo
02 colheres (sopa) de margarina
01 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
01 colher (sopa) de cheiro verde picado
1/2 xícara de farinha de trigo
01 colher (café) de sal
01 fatia grossa de queijo branco ou mussarela cortado em cubos pequenos (recheio)

Para empanar
01 ovos
1/2 xícara de leite
farinha de rosca - o quanto baste
Óleo de canola para fritar

Modo de fazer
 Nessa receita eu usei mandioca já cozida comprada na feira aqui perto de casa numa barraca de confiança.
Se você comprou a mandioca crua, tire a casca, lave bem, corte em pedaços de mais ou menos 4 dedos. Abra esses pedaços ao meio no comprimento e tire a fibra branca que fica no centro. Lave de novo e leve para cozinhar em bastante água até ficar bem molinha. Tire do fogo e amasse com um garfo,
Numa vasilha coloque a mandioca, o ovo, a margarina, o queijo ralado, o cheiro verde e o sal. Mexa e misture tudo muito bem formando uma massa. Junte aos poucos a farinha de trigo  até formar uma massa uniforme e macia. Se ficar muito mole, vá juntando mais farinha de trigo aos poucos, misturando sempre até dar o ponto. Reserve






Pegue dois pratos fundos, num deles coloque os ovos, mexa bem e junte o leite. No outro prato coloque a farinha de rosca em quantidade.



Montagem
Coloque um pouco de farinha de trigo ou fubá na palma da mão. Com ajuda de uma colher de sopa, tire uma pequena porção da massa e coloque na mão, enrolando em seguida para cobrir com a farinha ou o fubá. Abrir um buraco no centro, colocar o cubo de queijo e tornar a enrolar fechando bem o bolinho. Imediatamente banhe no ovo com leite, empane na farinha de rosca e coloque em um recipiente (pode ser um prato grande ou uma tábua ou mesmo a mesa enfarinhada. Eu usei formas de isopor que sempre guardo para essas horas). Reserve.
Faça isso com todos os bolinhos. 

DICA: Só coloque o óleo no fogo depois de todos os bolinhos prontos para não fazer confusão pois eles fritam muito rápido, e se você estiver sozinha(o) não consegue fazer tudo ao mesmo tempo.
Mais uma coisa: Tire anéis ou alianças, pois a massa gruda neles e depois dá trabalho para limpá-los.







Leve ao fogo uma frigideira grande e funda com aproximadamente dois dedos de óleo de canola. Deixe esquentar bem. Para saber se o óleo está bem quente pegue um pedacino da massa e coloque na frigideira, se fritar imediatamente, o óleo está no ponto e pode colocar os bolinhos um a um sempre em pouca quantidade. Fritar de um lado, virar, deixar fritar do outro lado, tirar com uma escumadeira deixando escorrer bem o óleo e colocar numa vasilha forrada com papel toalha. Servir quente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário