quinta-feira, 21 de julho de 2016

Costelinha Suina na panela de Barro

Hoje estava mexendo nas minhas panelas de barro e resolvi fazer uma receitinha usando um pedaço de costelinha suina sem osso. Essa receita pode ser feita numa panela tradicional ou de ferro.
A panela de barro demora mais tempo para esquentar mas retem o calor por muito mais tempo, por isso é preciso tomar cuidado, pois mesmo depois do fogo desligado a panela vai continuar o processo de cozimento ou fritura. Esqueci desse detalhe e a costelinha acabou bem passada de um dos lados.
Como a panela demora para esquentar e vamos cozinhar a carne sem pressão, esse prato é um pouco mais demorado - o ideal é temperar a carne horas antes e deixar descansar na geladeira - e requer cuidado durante o preparo, mas vale muito a pena, pois o sabor é delicioso.

 Costelinha Suina na Panela de Barro

Rendimento 04 porções

Ingredientes
01 pedaço pequeno de costelinha suina
suco de 1/2 limão rosa
01 dente de alho picado
sal a gosto
alecrim a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
01 colher (sopa) de óleo de canola

Modo de Fazer
Numa vasilha colocar a costelinha, o suco de limão 
a pimenta do reino, o alecrim
e o alho
Distribuir bem o tempero pela costelinha e reservar de um dia para outro ou por 02h00 na geladeira.
Numa panela de barro de tamanho médio, colocar o óleo e espalhar bem.
Esquentar bem o óleo.
Colocar a costelinha, selando bem de um lado ante de virar.
Manter uma caneca ou chaleira com água fervente.
Quando a costelinha estiver selada dos dois lados, juntar o restante do molho que ficou na vasilha.
Colocar um pouco de água. Ficar atento para colocar água aos poucos sempre que for necessário. Cozinhar com a panela tampada.
É preciso sempre olhar o nível de água e virar a costelinha. Para saber se a carne está bem cozida faça uns cortes. Se a carne estiver vermelha por dentro é preciso cozinhar mais, para isso ir colocando água aos poucos. Caso esteja cozida é só deixar a água secar.
Quando a água estiver quase seca apagar o fogo. Cuidado pois a panela de barro mantém o calor, o que continua o cozimento ou fritura. Continue virando a bistequinha (a minha ficou mais tostada de um lado por isso). Servir quente














Nenhum comentário:

Postar um comentário