sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alcachofra Recheada

Aproveitando a temporada de alcachofra, que já está no final, trago uma receitinha um pouco diferente de alcachofra recheada. Lembre-se sempre de comprar a alcachofra com o cabo comprido, pois assim ela dura mais e pode-se cortar na altura desejada.
Alcachofra Recheada
Rendimento - 05 porções

Ingredientes
05 alcachofras tamanho médio
1/2 kg. de patinho moído
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
01 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto

Modo de Fazer
Alcachofra
Cortar o cabo da alcachofra na altura desejada. Numa panela funda, tipo espagueteira, colocar a alcachofra para cozinhar. Ela estará cozida quando ao puxar uma pétala, esta se soltar com facilidade.

Recheio
Enquanto a  alcachofra cozinha, numa panela esquente o óleo, frite a cebola e o alho, juntando a carne moída e refogando tudo, colocar sal. Assim que estiver cozida e bem seca tirar do fogo. Reservar.

Montagem
Numa forma ou travessa alta, colocar a alcachofra, com a ajuda de um garfo, vá abrindo delicadamente as pétalas e colocando a carne moída com uma colher de sobremesa. Depois de todas recheadas servir quente.

DICA
Para comer a alcachofra é só tirar a pétala com a carne, levar a boca e puxar a pétala de volta.
No final tem uma camada muito espessa de fiozinhos bem finos. Ao tirar esses fios com uma faca chega-se ao coração  da alcachofra que fica delicioso comido com mais um pouquinho da carne moída.
Esse é um prato para ser comido com a mão, assim tenha sempre por perto um pote com água para lavar os dedos e um recipiente onde serão colocadas as pétala desprezadas.
Parece complicado, mas é muito simples e altamente delicioso!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário