Esta receita é feita pela minha mãe há muitos anos, e trouxe para dividir com vocês. É daquelas receitas que são deliciosas, seja servida logo após o preparo ou quando as sobras são esquentadas, pois quanto mais o tempo passa, mais o tempero fica presente nos ingredientes.
A preparação da bacalhoada se inicia dois dias antes quando colocamos o bacalhau em água para dessalgar, essa operação deve ser repetida duas vezes ao dia, ou até provar um pedacinho e sentir que não está salgado. Caso o cozimento não seja no mesmo dia, coloque o bacalhau dessalgado no freezer. O ideal é usar o lombo do bacalhau, apesar de um pouco mais caro, seu aproveitamento é total, pois não tem espinhas nem pele
Bacalhoada
Rendimento 04 porções
Ingredientes
01 kilo de bacalhau
02 cebolas grosseiramente picadas
1/2 maço de cheiro verde
04 batatas inglesas
01 cenoura
250 gr. de vagem
sal a gosto
azeite de oliva extra virgem a gosto
Modo de Fazer
Dois dias antes coloque o bacalhau numa vasilha com água que deverá ser trocada duas vezes ao dia ou até sair todo o sal do bacalhau.
Cozinhar o bacalhau, esperar esfriar e desfiar em pedaços graúdos. Reservar.
Junto com o cozimento do bacalhau, coloque as vagens cortadas ao meio, a cenoura descascada e grosseiramente picada e as batatas com casca para cozinhar no vapor.
Depois de cozidas, deixe esfriar, pique a cenoura e descasque e corte as batatas em fatias grossas.
Enquanto tudo cozinha pegue o cheiro verde e pique, juntando a cebola picada. Reservar.
Montagem
Numa forma refratária coloque o bacalhau e regue com um pouco de azeite.
Juntar o cheiro verde com cebola e regue de novo com azeite.
Juntar a azeitona, as vagens a cenoura e coloque sal
Por cima coloque as batatas e regue com mais um pouco de azeite. Levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Servir em seguida